Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas formalizam protocolo do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares

ainfo 171215 protocolo SABEO Município de Mondim de Basto e o Agrupamento de Escolas do Concelho, formalizaram, no passado dia 15 de dezembro, um protocolo de cooperação para o “Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE)”.
O protocolo SABE estabelece a colaboração e partilha de recursos de informação, unidades documentais e apoio técnico especializado entre a Biblioteca Municipal e as bibliotecas escolares do concelho de Mondim de Basto. O objetivo desta ação é criar uma rede de ligação concelhia de bibliotecas, procurando desenvolver hábitos de leitura, sendo o leitor o principal beneficiado.
O SABE é, por isso, um serviço da Biblioteca Municipal de Mondim de Basto que se propõe apoiar tecnicamente as bibliotecas pertencentes ao 1º ciclo, na constituição do fundo documental; disponibilizar à Escola EB 2,3/S o sistema integrado de gestão documental; dar apoio na formação dos responsáveis das Bibliotecas Escolares e garantir todas as condições técnicas e tecnológicas para a constituição do Catálogo Coletivo da Rede de Bibliotecas de Mondim de Basto e a sua disponibilização online.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, mostrou-se satisfeito com esta partilha de serviços, tendo referido que a escola é a base do sucesso da sociedade, da economia e das comunidades, merecendo, por isso, todo o apoio das instituições.

A Diretora do Agrupamento de Escolas, Isabel Coutinho, agradeceu o apoio da autarquia e da Biblioteca Municipal, numa área tão importante para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos deste concelho.