Destruição de ninhos de Vespa Velutina no concelho

ainfo 171206 vespa velutinaEm Mondim de Basto, a autarquia tem assumido o controlo e o combate à vespa velutina ou vespa asiática desde o ano de 2014.
O número de ocorrências tem vindo a aumentar e neste ano de 2017 são já 52 o número de ninhos que tiveram que ser destruídos em diferentes localidades do concelho.
A destruição destes ninhos representa uma despesa que é suportada pela autarquia, que pretende minimizar os impactes que as vespas têm na apicultura, protegendo os apicultores locais dos ataques destes predadores de abelhas europeias.

A destruição dos ninhos de vespa velutina é sempre realizada ao final do dia ou durante a noite pelos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto e supervisionada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, de acordo com as normas previstas no Plano de Erradicação. O método de destruição utilizado é a queima no local, por forma a evitar fugas e reincidência, mas também pela dificuldade de acesso aos ninhos que, geralmente, se encontram na copa das árvores.

A autarquia dispõe da plataforma SOS Vespa, adquirida pela DGAV - Direção Geral de Alimentação e Veterinária e pelo ICNF para ser usada quer pelos municípios, quer pelos cidadãos, que permite cartografar e registar os ninhos que vão aparecendo.

A vespa velutina é uma praga que não é facilmente eliminada, mas com o apoio de todos os cidadãos pode ser bem controlada.