Autarquia envolveu toda a comunidade no Plantar Portugal

ainfo 171127 plantar portugalTerminaram nesta segunda-feira, as ações desenvolvidas pelo Município de Mondim de Basto no âmbito do movimento Plantar Portugal.
Através do Gabinete Técnico Florestal e com o apoio do ICNF e das Unidades de Gestão de Baldios do concelho, a autarquia de Mondim de Basto envolveu toda a comunidade no plano de reflorestação nacional desenvolvido pelo movimento Plantar Portugal.
No dia 22 de novembro, foi promovida uma sessão de esclarecimento sobre “A importância das folhosas na Floresta”, que contou com a intervenção do Eng.º João Soveral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e também do Eng.º Pedro Gomes do Secretariado de Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro (SBTMAD).

No dia 23 de novembro, as equipas de sapadores florestais do concelho realizaram uma plantação de espécies autóctones no lugar da Nabiça, freguesia de Vilar de Ferreiros. Nesta ação foram plantadas cerca de mil árvores, num terreno afetado pelos incêndios há cerca de três anos. Uma iniciativa que mereceu destaque numa reportagem desenvolvida pelo Porto Canal.

Nesta segunda-feira, dia 27 de novembro, os alunos do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto participaram numa plantação de carvalhos e sobreiros, no Monte de Paradela.

O Município de Mondim de Basto tem uma boa parte do seu território ocupado por Floresta, sendo o pinheiro bravo a espécie dominante. As espécies autóctones de folhosas são mais resilientes ao fogo, diminuindo o risco e a propagação dos incêndios, e beneficiam muito a paisagem pela diversidade e tonalidade da folhagem.

Conciliar uma floresta produtiva com uma floresta mais resiliente, uma floresta que projeta a biodiversidade com uma floresta que pinte melhor a paisagem deste território que também está virado para o Turismo, são os objetivos destas ações desenvolvidas pela autarquia.