Autarquia aposta na manutenção da rede viária florestal

ainfo 171124 candidatura caminhosO Município de Mondim de Basto viu, recentemente, aprovada uma candidatura ao Aviso POSEUR-10-2016-75 - “Gestão Integrada da Floresta”, que vai permitir assegurar a manutenção da rede viária florestal de acesso aos pontos de água de primeira ordem.
A rede viária florestal reveste-se de grande importância no âmbito da Defesa da Floresta contra Incêndios. As ações de beneficiação dos caminhos, com abertura ou limpeza de valetas e desobstrução dos sistemas de drenagem são essenciais para a diminuição do risco de ignição e propagação de incêndios e também para combates mais rápidos e eficazes.

O Município identificou como lugares a intervencionar Carregal, Ponte do Toumilo, Nabiça, Fojo, Vau, Volta da Lousa e Paço – o que representa uma área total de 17.41 quilómetros de rede viária florestal.

Esta candidatura, realizada pela Comunidade Intermunicipal do Ave, representa um investimento de 40.990,20€, financiado em 85% pelo POSEUR – Medida 10-2016-75 “Gestão Integrada da Floresta”, cabendo ao Município de Mondim de Basto suportar os restantes 15 %.

De referir que o Município não tem responsabilidade direta na gestão da área florestal do território que é gerida em regime de co-gestão entre o ICNF e as Unidades de Gestão de Baldio. No entanto, e em parceria com o ICNF e as Unidades de Gestão de Baldio, o Município está empenhado na melhoria da área florestal do concelho, sobretudo na prevenção da floresta contra incêndios.