Tomada de posse dos novos órgãos autárquicos
Os novos órgãos autárquicos do concelho de Mondim de Basto, eleitos no sufrágio de 1 de outubro, tomaram posse no passado dia 15 de outubro, numa cerimónia solene que decorreu no auditório da Assembleia Municipal.
Assumiram funções Humberto da Costa Cerqueira, Presidente da Câmara Municipal, Teresa de Jesus Tuna Rabiço da Costa, Fernando Maria Dinis de Carvalho Gomes, Paulo Jorge Mota da Silva e Duarte Nuno Moreira Lage, como vereadores. Humberto Cerqueira tem 51 anos, é professor do ensino secundário e foi reeleito para o seu terceiro e último mandato.
No mesmo dia tomaram ainda posse os membros da Assembleia Municipal que juntamente com os seis Presidentes eleitos nas Juntas de Freguesia constituem este órgão. Valentim Carvalho Macedo foi reeleito para o segundo mandato como Presidente da Assembleia Municipal de Mondim de Basto, tem 64 anos e é professor aposentado.
No seu discurso de tomada de posse o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, assumiu, perante uma plateia repleta e atenta, o “desafio é de fazer deste mandato o melhor de todos em benefício de Mondim e dos Mondinenses. Irei governar a câmara com os olhos no futuro, para além de 2021.“
O autarca Mondinense deixou a garantia de “manter Mondim de Basto como um município transparente, rigoroso nas contas, com bons resultados financeiros. Mas queremos mais. Queremos um município com ambição: vamos trabalhar para assegurar o futuro”.
Humberto Cerqueira focou o seu discurso no futuro e no investimento que está assegurado para os próximos anos, explicando que “tomamos uma opção em devido tempo, fizemos os projetos, asseguramos o financiamento e agora estamos em condições de executar um conjunto de obras, com financiamento da União Europeia. Vamos investir cerca de seis milhões de euros na recuperação de edifícios que vão criar novos equipamentos e melhorar o espaço urbano. Serão executados ainda outros projetos nas áreas do transporte, mobilidade, iluminação pública, património e turismo de natureza.”
A questão das acessibilidades ao concelho, que nos últimos anos, mereceu a atenção e empenhamento do executivo, também foi realçada por Humberto Cerqueira, que referiu que “as obras da nova ponte e da variante com a ligação rápida a Celorico de Basto e à rede de autoestradas, deverão começar já no primeiro semestre do próximo ano e serão uma janela de oportunidade para o nosso desenvolvimento e crescimento.”
O Presidente da Câmara deixou a garantia de continuar a trabalhar para criar condições para atrair mais investimento privado “no sentido de tornar o nosso território mais atrativo para a implantação de empresas e para ser mais visitado e usufruído”.