Autarquia celebrou contrato para aquisição da Casa da Cultura

ainfo 170809 aquisicao casa culturaO Município de Mondim de Basto aprovou na última reunião de câmara de 31 de julho, a formalização do Contrato Promessa de Compra e Venda do edifício da Casa da Cultura com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto.
A assunção deste compromisso surge no âmbito da candidatura que a autarquia apresentou ao programa comunitário Norte 2020, para desenvolvimento do projeto de requalificação e ampliação da Casa da Cultura.

O projeto da Casa da Cultura tem como objetivo reabilitar o emblemático edifício e ampliá-lo, modernizando o espaço de modo a acolher iniciativas culturais, sociais, educativas e recreativas. A intervenção proposta prevê também, a melhoria da eficiência térmica e energética do imóvel, e a consequente redução dos custos de utilização.

O Edifício da Casa da Cultura foi adquirido em 1926 com a finalidade de servir de sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. Em 1933 a sala de convívio dos associados é enriquecida com uma máquina de cinema e uma radiotelefonia. Entre 1935 e 1939 foi criado o “Grupo Cénico de Teatro e Musical” que neste edifício realizou vários espetáculos, de grande êxito, cujas receitas contribuíram para a tesouraria da Associação Humanitária. A 21 de dezembro de 1988 este edifício deixa de funcionar como sede dos Bombeiros Voluntários, que nesta data inauguram um novo quartel-sede da Associação, o qual se mantém até aos dias de hoje.

Em maio passado, a Câmara Municipal adquiriu também o imóvel devoluto contíguo à Casa da Cultura, para que os trabalhos de requalificação e ampliação deste equipamento possam ser executados de acordo com o projeto contratado. O atual edifício em ruínas dará lugar a uma nova e moderna edificação permitindo, além da ampliação da Casa da Cultura, a requalificação da zona envolvente.

Recordamos que o projeto da Casa da Cultura está orçado em cerca de um milhão de euros e será financiado em 85% por fundos comunitários. Esta requalificação enquadra-se no âmbito do Plano de Ação de Reabilitação Urbana que, para além da reabilitação do edifício integra uma componente de animação urbana com vista à valorização dos espaços urbanos, à mobilização das comunidades locais e à promoção da atividade económica.

O compromisso de compra e venda do edifício aguarda agora pela aprovação da Assembleia Municipal.