Delegação de Mondim animou Festival de Saint Avertin

Embora Mondim e Saint Avertin, em França, estejam distanciados por dezasseis longas horas de autocarro, também é verdade que a unir as duas localidades existe um forte sentimento de amizade, de cumplicidade, de saudade e de ternura.

st_avertinUma alargada delegação Mondinense partiu, durante o último fim de semana, levando a nossa música e os nossos cantares, os nossos produtos mais genuínos e as nossas tradições mais emblemáticas, numa embaixada cultural e sentimental com destino à Feira, às Festas e ao Festival dos Horizontes. Foram recebidos como irmãos, foram tratados como príncipes e na hora do regresso foram brindados pelas lágrimas dos casais de acolhimento.
Na sexta-feira, dia 26 de Junho, poucas horas após a sua chegada, o Grupo Coral de São Cristóvão e demais convidados, ofereceu um digno sarau musical, no "Atrium" de Saint Avertin, para uma sala repleta e afectuosa. A primeira parte foi constituída pelas interpretações clássicas do reportório sacro do nosso grupo coral e por uma sentida exibição do Grupo de Fados de Mondim de Basto. A segunda parte foi dedicada à música tradicional com acompanhamento instrumental e a terminar o sarau, o hino de Mondim, uma rapsódia poliglótica com arranjos do nosso Monsenhor Minhava e a interpretação conjunta do Coro de Saint Avertin e do Grupo Coral de São Cristóvão do tema "Tia Anica de Loulé", que arrebatou a sala e obrigou as duas formações a bisar a execução. Espectáculo digno e de forte impacto na comunidade local. No dia seguinte um desfile de romeiros de Santiago alegrou o recinto da feira e a tocata Mondinense subiu ao palco do Festival para mostrar a sua vitalidade. No domingo, dia de encerramento, o nosso coro litúrgico colaborou na animação, da solene eucaristia celebrada, na Igreja Matriz, para franceses, espanhóis e portugueses e, da parte da tarde, a tocata instrumental voltou ao palco principal do Festival para despedida da nossa delegação.
Dos actos oficiais queremos destacar, pelo significado e pela dimensão, o descerramento dum monumento de azulejos, com a silhueta de Nossa Senhora da Graça abraçada por duas videiras laterais, denominado "Space Mondim de Basto" numa das novas zonas residenciais de Saint Avertin, cerimónia presidida pelo Ex.º Senhor Maire, com a presença de toda a comitiva Mondinense e dos residentes do referido local. Momento alto e intimista a marcar profundamente as relações de amizade que unem as duas vilas em processo de geminação. Jean-Gerard Paumier, edil da nossa congénere Francesa confessou, na altura, a firme intenção de se deslocar a Mondim de Basto, durante a realização da Feira da Terra, para homenagear, pessoalmente, o senhor presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto com a atribuição do título e da medalha de cidadão honorário de Saint Avertin, uma vez que a sua deslocação a França, nesta altura, tinha sido cancelada pelas limitações físicas com que foi assediado. Seja bem-vindo, senhor Maire, seja bem-vinda toda a delegação que o acompanhar, porque tudo faremos para poder retribuir as atenções com que nos quiseram honrar durante as Festas de Saint Avertin.

Por: Luís Jales de Oliveira