Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social presidiu às cerimónias do Dia do Município

ainfo 170726 dia municipioO Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, esteve em Mondim de Basto no dia 25 de julho, onde presidiu à Sessão Solene do Dia Município.
Nesta cerimónia, o Município homenageou as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Mondim de Basto, pelos serviços excecionais e louváveis prestados às populações do concelho, nomeadamente, a Santa Casa da Misericórdia, a Associação de Solidariedade Social das Aldeias do Concelho de Mondim de Basto, a Associação “As Arautas Bilhoenses”, a Associação Cultural, Social e Recreativa de Ermelo e a Associação Social de Apoio à Deficiência (ASAD).

No seu discurso, o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, agradeceu a presença do Ministro do Trabalho e Segurança Social que se associou e dignificou esta cerimónia e lembrou a visita de outros membros do governo que marcaram o anúncio e o compromisso de investimentos importantes para o concelho.

Humberto Cerqueira explicou que “é um ato de justiça o reconhecimento público do trabalho das instituições que apoiam os idosos, os mais carenciados ou as pessoas com deficiência”. O autarca recordou que o número de acordos de cooperação suportados pelo estado é insuficiente para as necessidades identificadas pelas IPSS’s do concelho e reclamou por uma resposta relativa à falta de atribuição de um Contrato Local de Desenvolvimento Social, neste Município.

O Ministro do Trabalho e Segurança Social mostrou-se honrado por se ter associado a uma homenagem tão digna e merecida e elogiou o esforço do Município na implementação de medidas sociais que garantem condições mínimas de dignidade aos seus cidadãos. O Ministro Vieira da Silva reconheceu a necessidade de se aumentarem os apoios na área social, tendo reforçado a importância da elevação dos direitos humanos e cooperação entre entidades.