Lançado o procedimento para a classificação definitiva do Castro do Crastoeiro como Sítio de Interesse Público

ainfo 170714 procedimento classificacao crastoeiroFoi publicado no passado dia 13 de julho, no Diário da República, o anúncio da decisão de classificação do Castro do Crastoeiro como Sítio de Interesse Público.
A proposta de classificação do Crastoeiro foi anunciada pela Direção-Geral do Património Cultural, cabendo agora a Sua Excelência o Ministro da Cultura a decisão final sobre a classificação como sítio de interesse público, bem como a fixação da respetiva zona especial de proteção (ZEP).


O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, manifesta em nome de todos os Mondinenses satisfação pelo avanço deste processo, explicando que “foi dado o passo final para a classificação e preservação deste importante povoado fortificado da Idade do Ferro, cujas características e estado de conservação revelam um elevado valor histórico e científico”.

O processo segue agora para consulta pública, que terá a duração de 30 dias úteis, aguardando depois pela decisão final do Ministro da Cultura.

O Castro do Crastoeiro é um povoado construído durante a Idade do Ferro (1.200 a 550 antes de Cristo). A autarquia irá apresentar, em breve, um projeto para a valorização deste importante sítio arqueológico.