Joel Dinis natural de Mondim de Basto distinguido com o Prémio Secil Universidades

P6210923Realizou-se no passado dia 21 de junho, em Lisboa, a cerimónia de entrega do prémio Secil Universidades. Este prémio tem como objetivo incentivar a qualidade do trabalho de jovens oriundos das Escolas de Arquitetura e Engenharia portuguesas e promover o seu reconhecimento público.

Joel Dinis, formado em Arquitetura pela Universidade do Minho, foi distinguido com o Prémio Secil Universidades Arquitetura 2014, pela sua tese de mestrado “O Crastoeiro, a biografia do Lugar como instrumento no projeto de Arquitetura”.
O castro do Crastoeiro é um importante povoado da Idade do Ferro, em vias de classificação, na vertente oeste do monte da Sra. da Graça, em Mondim de Basto, distrito de Vila Real. Apesar das modestas dimensões, conjuga uma série de significados, traduzidos pela abundante arte rupestre presente e pelas típicas construções castrejas, conferindo-lhe elevado valor histórico, científico e patrimonial. Esse “Lugar” foi construído ao longo do tempo, o que justifica a sobreposição de ocupações.
O município fez-se representar na cerimónia de entrega dos prémios pelo Vereador, Paulo Mota.