Jornadas Técnicas de divulgação do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER)

A Câmara Municipal de Mondim de Basto e a Delegação Regional de Agricultura do Ave, promoveram no passado dia 30 de Junho as Jornadas Técnicas de divulgação do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) - Estratégias Locais e Instrumentos Financeiros.

jornadas_proderA mesa destas Jornadas foi constituída por cinco oradores - um técnico da Câmara Municipal, três da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) e ainda uma empresária agrícola, instalada como jovem agricultora - e por dois moderadores, a Eng.ª Natércia Moura do Gabinete Técnico de Apoio ao Agricultor da Câmara Municipal e o Eng.º Luís Almendra, da Delegação Regional do Ave.
Apresentou a primeira comunicação a Eng.ª Isabel Barrote da DRAPN, que deu destaque aos produtos de qualidade regionais, que são típicos e merecem ser apoiados através do recurso às seguintes fileiras estratégicas: Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP), Especificidade Tradicional Garantida (ETG), Modo de Produção Biológica (MPB).
O Eng.º António Fernandes (DRAPN) apresentou uma comunicação relativa aos investimentos de pequena dimensão nas explorações agro-pecuárias. O interesse desta medida (1.1.2 do PRODER) incide sobre a facilidade de acesso de qualquer tipo de agricultores a financiamentos para projectos de pequena dimensão. De acordo com o aviso de abertura para esta acção, o período de candidatura decorre entre os dias 19 de Junho e 15 de Setembro de 2009, estando disponíveis para financiamento 30 milhões de euros.
O Subprograma 3 do PRODER - Dinamização das Zonas Rurais, que no antigo quadro comunitário de apoio tinha a designação de LEADER - foi apresentado pela Dra. Susana Mota, técnica da Câmara Municipal. Este subprograma é composto por duas medidas: a diversificação da economia e criação de emprego (3.1.) e a melhoria da qualidade de vida (3.2.). A primeira medida é constituída por três acções e a segunda medida por duas. Merecem especial destaque estas duas últimas acções - Conservação e Valorização do Património Rural (3.2.1.) e Serviços Básicos para a População Rural (3.2.2.), em que a primeira é financiada a 60% e a segunda acção atinge um financiamento de 75%.
Abriu a segunda parte destas Jornadas o Eng.º António Fernandes (DRAPN) com a apresentação de uma medida relativa à instalação de jovens agricultores. A novidade desta medida (1.1.3. do PRODER) está no facto de não se exigir que o agricultor desenvolva a sua actividade a tempo inteiro. Assim os candidatos não necessitam de abdicar dos seus empregos para se instalarem como jovens agricultores, uma vez que podem exercer essa actividade a tempo parcial. O período de candidatura a esta medida decorre também de 19 de Junho e 15 de Setembro de 2009.
A empresária agrícola, Isabel Cristina Oliveira, partilhou com a assistência a experiência pessoal e profissional que adquiriu enquanto jovem agricultora e apontou a burocracia do Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, como a dificuldade principal que encontrou na implementação e execução do seu projecto.
O Eng.º João Santos Silva (DRAPN) concluiu o ciclo de apresentações com a Acção - Gestão Multifuncional da Floresta, em que destacou a ideia de que uma Floresta multifunções implica uma gestão multifuncional. Realçou ainda a possibilidade das Zonas de Caça Associativa e Municipais poderem concorrer a apoios na gestão cinegética, nomeadamente no melhoramento de habitats e no fomento das populações cinegéticas.
Os técnicos responsáveis pela organização destas Jornadas mostraram-se satisfeitos com a adesão e participação dos agricultores do concelho de Mondim, tendo referido a abrangência da temática como factor determinante para o sucesso da iniciativa.