Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão
LEILÃO DAS CARNES | 25 FEVEREIRO
O melhor fumeiro é o nosso. Venha conhecer!
VIVER EM IGUALDADE
Município de Excelência para viver em igualdade
Levadas do Alvão
Movidas pela paixão

 

Municipio
Balcão Único
SERVICOS ONLINE
PLANEAMENTO
TURISMO
VIVER

 

Jornadas Técnicas de divulgação do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER)

A Câmara Municipal de Mondim de Basto e a Delegação Regional de Agricultura do Ave, promoveram no passado dia 30 de Junho as Jornadas Técnicas de divulgação do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) - Estratégias Locais e Instrumentos Financeiros.

jornadas_proderA mesa destas Jornadas foi constituída por cinco oradores - um técnico da Câmara Municipal, três da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) e ainda uma empresária agrícola, instalada como jovem agricultora - e por dois moderadores, a Eng.ª Natércia Moura do Gabinete Técnico de Apoio ao Agricultor da Câmara Municipal e o Eng.º Luís Almendra, da Delegação Regional do Ave.
Apresentou a primeira comunicação a Eng.ª Isabel Barrote da DRAPN, que deu destaque aos produtos de qualidade regionais, que são típicos e merecem ser apoiados através do recurso às seguintes fileiras estratégicas: Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP), Especificidade Tradicional Garantida (ETG), Modo de Produção Biológica (MPB).
O Eng.º António Fernandes (DRAPN) apresentou uma comunicação relativa aos investimentos de pequena dimensão nas explorações agro-pecuárias. O interesse desta medida (1.1.2 do PRODER) incide sobre a facilidade de acesso de qualquer tipo de agricultores a financiamentos para projectos de pequena dimensão. De acordo com o aviso de abertura para esta acção, o período de candidatura decorre entre os dias 19 de Junho e 15 de Setembro de 2009, estando disponíveis para financiamento 30 milhões de euros.
O Subprograma 3 do PRODER - Dinamização das Zonas Rurais, que no antigo quadro comunitário de apoio tinha a designação de LEADER - foi apresentado pela Dra. Susana Mota, técnica da Câmara Municipal. Este subprograma é composto por duas medidas: a diversificação da economia e criação de emprego (3.1.) e a melhoria da qualidade de vida (3.2.). A primeira medida é constituída por três acções e a segunda medida por duas. Merecem especial destaque estas duas últimas acções - Conservação e Valorização do Património Rural (3.2.1.) e Serviços Básicos para a População Rural (3.2.2.), em que a primeira é financiada a 60% e a segunda acção atinge um financiamento de 75%.
Abriu a segunda parte destas Jornadas o Eng.º António Fernandes (DRAPN) com a apresentação de uma medida relativa à instalação de jovens agricultores. A novidade desta medida (1.1.3. do PRODER) está no facto de não se exigir que o agricultor desenvolva a sua actividade a tempo inteiro. Assim os candidatos não necessitam de abdicar dos seus empregos para se instalarem como jovens agricultores, uma vez que podem exercer essa actividade a tempo parcial. O período de candidatura a esta medida decorre também de 19 de Junho e 15 de Setembro de 2009.
A empresária agrícola, Isabel Cristina Oliveira, partilhou com a assistência a experiência pessoal e profissional que adquiriu enquanto jovem agricultora e apontou a burocracia do Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, como a dificuldade principal que encontrou na implementação e execução do seu projecto.
O Eng.º João Santos Silva (DRAPN) concluiu o ciclo de apresentações com a Acção - Gestão Multifuncional da Floresta, em que destacou a ideia de que uma Floresta multifunções implica uma gestão multifuncional. Realçou ainda a possibilidade das Zonas de Caça Associativa e Municipais poderem concorrer a apoios na gestão cinegética, nomeadamente no melhoramento de habitats e no fomento das populações cinegéticas.
Os técnicos responsáveis pela organização destas Jornadas mostraram-se satisfeitos com a adesão e participação dos agricultores do concelho de Mondim, tendo referido a abrangência da temática como factor determinante para o sucesso da iniciativa.

 

DEST-ATAS-REUNIOES
DEST-DIA-DEFESA-NACIONAL
Consulta Pública
BUPi
Participa
Hasta Pública

 

Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações