Jornalista José Milhazes apresentou livro “A Mensagem de Fátima na Rússia”

ainfo 170529 livro jose milhazesO conhecido jornalista e historiador José Milhazes esteve em Mondim de Basto, no passado dia 27 de maio e no âmbito do Mês do Livro, para a apresentação da sua recente obra “A Mensagem de Fátima na Rússia”.


Perante uma plateia atenta, José Milhazes falou de dois acontecimentos importantes que, apesar de ideologicamente distintos, marcaram a história da Europa no século XX: as aparições de Fátima e a revolução comunista na Rússia, que este ano assinalam 100 anos.

José Milhazes é natural da Póvoa de Varzim, mas desde 1977 reside na Rússia (então União Soviética), onde se formou em História. Foi um dos poucos jornalistas ocidentais a assistir à queda da URSS. É atualmente jornalista do Público, correspondente da SIC em Moscovo e responsável pelo blogue Da Rússia.

O presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, esteve presente na sessão de apresentação deste livro e, no seu discurso, destacou o percurso de um dos mais reconhecidos jornalistas portugueses que, tendo vivido na Rússia, teve acesso a informação privilegiada no que diz respeito à história da ex-União Soviética e recupera nesta obra os pontos que ligam estes dois momentos.

Esta apresentação insere-se no programa de atividades do Mês do Livro que decorre durante todo o mês de maio, com um conjunto de iniciativas diversificadas.