Câmara de Mondim apresenta projeto para reabilitação da Casa da Cultura

ainfo 170508 apres projeto casa culturaA Câmara Municipal de Mondim de Basto apresentou, no passado dia 5 de maio, aos munícipes, o projeto de requalificação e ampliação da Casa da Cultura.
Trata-se de um projeto orçado em cerca de um milhão de euros, financiado em 85%, que vai dotar a Casa da Cultura de meios e condições essenciais para as diferentes expressões artísticas que o concelho já exibe, particularmente, as artes cénicas.
Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “o edifício da Casa da Cultura faz parte da memória e da vida dos Mondinenses há mais de 90 anos, tendo já funcionado como Quartel dos Bombeiros.”

O projeto apresentado tem como objetivo reabilitar o emblemático edifício e ampliá-lo, modernizando o espaço de modo a acolher iniciativas culturais, sociais, educativas e recreativas. A intervenção proposta prevê também, a melhoria da eficiência térmica e energética do imóvel, e a consequente redução dos custos de utilização.

A autarquia vai agora candidatar, até ao final deste mês de maio, o projeto de requalificação e ampliação da Casa da Cultura, ao programa comunitário Norte 2020. Esta requalificação será enquadrada no âmbito do Plano de Ação de Reabilitação Urbana que, para além da reabilitação do edifício integra uma componente de animação urbana com vista à valorização dos espaços urbanos, à mobilização das comunidades locais e à promoção da atividade económica.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, na sua intervenção, destacou a importância deste projeto para o Município. “Esta obra irá marcar as próximas décadas e respeita a memória de um edifício com 90 anos. Um investimento a pensar no futuro, para uma comunidade que valoriza a cultura.”