Orçamento Participativo de Mondim de Basto

orcamento participativoO Município de Mondim de Basto apresentou, no passado dia 28 de abril, aos munícipes a Plataforma Online do Orçamento Participativo.
A adesão do Município a este mecanismo de participação pública vai permitir aos munícipes com mais de 16 anos, que sejam naturais ou residentes ou trabalhadores ou estudantes no Município de Mondim de Basto, apresentar as suas ideias e propostas de investimento, que poderão vir a ser inscritas no orçamento municipal de 2018.

Para isso, a autarquia disponibilizou na sua página oficial uma plataforma eletrónica através da qual os interessados poderão fazer chegar as propostas que deverão enquadrar-se num dos seguintes âmbitos temáticos: Ação Social; Cultura; Educação; Desporto; Juventude; Espaços Públicos e Espaços Verdes; Ambiente e Energia; Higiene Urbana; Turismo; Modernização Administrativa.

O processo de participação implica um registo na referida plataforma eletrónica e desenvolver-se-á em cinco fases que correspondem à apresentação de propostas; à análise técnica e divulgação dos projetos; seguir-se-á a audiência de interessados; a votação e a apresentação de resultados com a seleção dos projetos vencedores. Neste momento, já se encontra a decorrer a fase de apresentação das propostas.

A verba global a atribuir ao Orçamento Participativo 2018 para financiar os projetos mais votados pelos cidadãos é de 20.000,00€.

Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, na sessão de apresentação da plataforma, “o Orçamento Participativo é uma ferramenta central da estratégia do Município que pretende envolver os munícipes nas dinâmicas de governação do concelho, e assim promover uma melhor adequação das políticas municipais às necessidades e aspirações dos cidadãos”.

O recurso a esta plataforma eletrónica vem garantir maior transparência no processo de receção e seleção das propostas.

Os interessados poderão obter mais informações sobre este processo, consultar o regulamento e normas de participação na página do município em http://municipio.mondimdebasto.pt ou através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

portugal 2020