Mondim de Basto com projeto de 453 mil euros para qualificar as PME´s do Concelho

ainfo 170428 projeto mondim coopera"Mondim Coopera" é o nome do projeto que o concelho de Mondim de Basto viu aprovado pelo programa Norte 2020 e que representa uma verba de 453 mil euros destinada às Pequenas e Médias Empresas (PME’s) do concelho.
O termo de aceitação deste projeto foi assinado no passado dia 28 de abril entre o Presidente do Município, Humberto Cerqueira e o Presidente do Núcleo Empresarial, Lúcio Machado, na presença do Presidente da CCDR-N, Professor Freire de Sousa.
O projeto a desenvolver em parceria com o Núcleo Empresarial de Mondim de Basto compõe-se por um conjunto de ações que têm como objetivo qualificar as PME's dos setores agroalimentar, restauração, alojamento, turismo e a indústria extrativa – em especial o granito - para a aposta em fatores de inovação e diferenciação, essenciais para a competitividade das empresas, mas também do território.

De entre as principais ações associadas ao projeto “Mondim Coopera” estão a criação de uma plataforma de cooperação online; a realização de quatro encontros empresariais temáticos – Internacionalização, Qualificação, Desenvolvimento, Crescimento; e a realização da Bienal do Granito.


Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “espera-se que este projeto aumente a capacidade de iniciativa das empresas que exploram os recursos locais como o granito, que favoreça o investimento em atividades de base inovadora, mas também os setores emergentes como o turismo de natureza e o turismo ativo”. Realçou ainda a importância da parceria entre o Município e o Núcleo Empresarial que permitiu a elaboração e execução desta candidatura. A união de esforços vai permitir a qualificação das empresas do concelho.