Prevenção da Floresta Contra Incêndios

ainfo 170428 plano defesa florestaA Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Mondim de Basto aprovou, esta manhã, o Plano Operacional Municipal (POM) para o corrente ano de 2017.
Este Plano, que estabelece o dispositivo municipal para a época de incêndios - cujo período crítico decorre de 1 de julho a 30 de setembro - regula a articulação entre entidades e organismos municipais e distritais e é atualizado anualmente.
O POM é um importante instrumento de orientação, que define um conjunto de ações de prevenção e redução do risco de incêndio florestal e onde estão identificadas as áreas mais vulneráveis ao risco de incêndio e as prioridades de atuação ao nível da prevenção.

Este ano, devido ao elevado número de ocorrências já registadas – 48 ocorrências e 395 hectares de área ardida - foram convidados a participar na apresentação do POM todos os Presidentes de Freguesia, bem como os Presidentes dos Conselhos Diretivos do concelho, que assim ficaram a conhecer a estratégia, os meios e os recursos disponíveis para este ano.

Recorde-se que a Comissão Municipal de Defesa da Floresta é constituída pelo Presidente da Câmara com as pastas da Proteção Civil e do Gabinete Técnico Florestal, por um representante do ICNF, da GNR e dos Bombeiros Voluntários e ainda um representante das Juntas de Freguesia e outro dos Conselhos Diretivos.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, referiu o empenhamento dos bombeiros, sapadores florestais, serviços de proteção civil, conselhos diretivos e juntas de freguesia, no combate aos incêndios florestais que têm queimado uma vasta área florestal do concelho. Apontou ainda a necessidade de o Estado rever a regulamentação de algumas práticas de forma a diminuir o número de ocorrências e de área ardida.

Humberto Cerqueira manifestou também a sua preocupação com o registo anormal de ocorrências, nesta altura do ano, fora do período crítico.
O POM segue as diretrizes do Plano Operacional Distrital que, por sua vez, se apoia na Diretiva Operacional Nacional.

Locais para afixação de propaganda eleitoral

Desdobramento das Assembleias de Voto


Designação dos Membros da Mesa


Editais locais e horários de funcionamento das assembleias ou secções de voto e eleitores que nelas votam


Editais de Substituição dos Membros de Mesa das Assembleias de Voto


Edital - Listas não admitidas
Edital - Listas admitidas
Abertura_ Centros de Saúde_Tâmega e Sousa. EPE
Abertura dos Centros de Saúde no Dia das Eleições
Abertura dos Centros de Saúde
Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações
obter mais informações sobre Boletim Municipal 14
obter mais informações sobre GABINETE APOIO EMIGRANTE LOGO
obter mais informações sobre Proteção Civil
Lotamento jovem
Compostagem

 

 
Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão