Prevenção da Floresta Contra Incêndios

ainfo 170428 plano defesa florestaA Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Mondim de Basto aprovou, esta manhã, o Plano Operacional Municipal (POM) para o corrente ano de 2017.
Este Plano, que estabelece o dispositivo municipal para a época de incêndios - cujo período crítico decorre de 1 de julho a 30 de setembro - regula a articulação entre entidades e organismos municipais e distritais e é atualizado anualmente.
O POM é um importante instrumento de orientação, que define um conjunto de ações de prevenção e redução do risco de incêndio florestal e onde estão identificadas as áreas mais vulneráveis ao risco de incêndio e as prioridades de atuação ao nível da prevenção.

Este ano, devido ao elevado número de ocorrências já registadas – 48 ocorrências e 395 hectares de área ardida - foram convidados a participar na apresentação do POM todos os Presidentes de Freguesia, bem como os Presidentes dos Conselhos Diretivos do concelho, que assim ficaram a conhecer a estratégia, os meios e os recursos disponíveis para este ano.

Recorde-se que a Comissão Municipal de Defesa da Floresta é constituída pelo Presidente da Câmara com as pastas da Proteção Civil e do Gabinete Técnico Florestal, por um representante do ICNF, da GNR e dos Bombeiros Voluntários e ainda um representante das Juntas de Freguesia e outro dos Conselhos Diretivos.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, referiu o empenhamento dos bombeiros, sapadores florestais, serviços de proteção civil, conselhos diretivos e juntas de freguesia, no combate aos incêndios florestais que têm queimado uma vasta área florestal do concelho. Apontou ainda a necessidade de o Estado rever a regulamentação de algumas práticas de forma a diminuir o número de ocorrências e de área ardida.

Humberto Cerqueira manifestou também a sua preocupação com o registo anormal de ocorrências, nesta altura do ano, fora do período crítico.
O POM segue as diretrizes do Plano Operacional Distrital que, por sua vez, se apoia na Diretiva Operacional Nacional.