Mondim de Basto comemorou os 43 Anos do 25 de Abril

ainfo 170426 comemoracoes 25abrilMondim de Basto assinalou os 43 Anos do 25 de Abril com um programa cultural que envolveu toda a comunidade local, numa festa popular de rua.
No dia 21 de abril foi inaugurada, na Biblioteca Municipal, a exposição “A Caminho de La Lys”, que pretende também assinalar o centenário da 1ª Guerra Mundial e que vai estar patente até ao dia 31 de maio.

No serão de sábado, os Jardins Interiores da Praça do Município foram palco do Concerto de Fado “Tons de Abril” apresentado pelo Grupo de Fados da FLUP “Literatus”.

No dia 24 de abril, o Teatro Amador Mondinense promoveu, na Rua Velha, um sarau musical com o grupo “ExCravos”, onde foram entoadas as já populares músicas de intervenção.

No dia 25 de abril os festejos começaram pela manhã com a tradicional arruada de bombos promovida pelo Grupo Cultural e Recreativo “Reviver as Tradições de Atei”.

À tarde, dezenas de munícipes encheram a Praça do Município para assistir ao Hastear da Bandeira, acompanhado pela Banda Filarmónica Mondinense que entoou o Hino Nacional, mas também as mais populares Canções de Abril.

Seguiu-se a Sessão Solene comemorativa do 25 de Abril, ao ar livre, onde os partidos com assento na Assembleia Municipal proferiram os seus discursos, perante uma numerosa plateia. Usou da palavra o Presidente do Município, Humberto Cerqueira e a Presidente da Assembleia em Exercício, Maria Fernanda Lemos Cunha.
As comemorações da Revolução de Abril encerraram com o concerto “Músicas de Abril”, apresentado pelos alunos da Escola Municipal de Música e com a atuação do Rancho Folclórico Juvenil de Vilar de Ferreiros.