Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado com palestra sobre o Castro do Crastoeiro

ainfo 170421 dis monumentos sitiosO Município de Mondim de Basto associou-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e assinalou esta data com uma palestra alusiva aos trabalhos desenvolvidos no Castro do Crastoeiro, onde participaram os alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto.

Tendo como tema “A escavação do setor VI do Crastoeiro e a definição de um circuito interno de visita”, o arqueólogo António Pereira Dinis, responsável pelos trabalhos de investigação naquele sítio arqueológico há mais de 30 anos, explicou aos alunos e demais público presente, a importância do Crastoeiro do ponto de vista histórico, económico e turístico para o concelho.

Os trabalhos realizados no Crastoeiro, em 2016, foram o ponto de partida de um novo projeto, aprovado pela DGPC e financiado pela Câmara Municipal de Mondim de Basto, com finalização em 2020, quando se prevê que o sítio arqueológico já esteja dotado de um circuito interno de visitação, com condições de segurança e informação científica adequada ao público que o procura. Nesse sentido, o município está também a trabalhar na requalificação da envolvente do Castro do Crastoeiro, criando espaços de aparcamento e de recepção dos visitantes.

Todo o trabalho desenvolvido e a desenvolver até 2020 no Castro do Crastoeiro pretende valorizar este importante bem patrimonial municipal, em linha com a política da autarquia de valorização dos recursos endógenos, como forma de sustentar a aposta turística do concelho e em conformidade com as finalidades da Rede de Castro do Noroeste, à qual se associou, recentemente, o Castro do Crastoeiro.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, que também assistiu aos trabalhos, referiu que o Património Histórico é um ativo para o turismo e que deve ser preservado. Explicou que tem sido essa a postura da autarquia com a valorização do Crastoeiro e deixou um apelo aos jovens para estarem atentos ao Património e preservarem aquilo que herdamos.