Prestação de contas, Município com dívida controlada e dentro dos limites legais aceites

ainfo 170417 prestacao contas 2016No que concerne à dívida, obteve-se uma redução total de 13%, fixando-se a dívida bancária em 9 294 033,24€, sendo de destacar o facto de o município ter deixado de estar em incumprimento, relativamente ao limite legal de endividamento, ou seja, o município tem a sua dívida devidamente controlada e dentro dos limites legalmente aceites.
As contas municipais do ano de 2016 revelam um elevado grau de execução da receita, próxima de 100%, o que demonstra o rigor na elaboração do Orçamento Municipal. O ano de 2016 foi encerrado sem pagamentos em atraso aos fornecedores.
São indicadores positivos da gestão municipal, o prazo médio de pagamento que, no último trimestre de 2016 registou uma média de 6 dias. Os fornecedores do município são, por isso, os principais beneficiários destas medidas de gestão. Longe vão os tempos em que os fornecedores da câmara demoravam mais de um ano para receber. Hoje recebem a tempo e horas.
Em 2016 o município aumentou em 16% o valor das suas transferências para as instituições locais, nomeadamente para as freguesias e para as entidades sem fins lucrativos, cifrando-se esta despesa num total de 812 193,90 €.
No que diz respeito à despesa, continua a verificar-se um elevado peso do serviço da dívida – que representa cerca de 20% do orçamento – e que ainda é superior ao valor de investimento. Isto significa que a despesa com a dívida continua a superar a capacidade de investimento do município. Todos os anos saem do orçamento municipal 1 500 000 euros para pagamento do serviço da dívida, ou seja, pagamento de juros e amortizações.
Apesar das limitações financeiras que ainda persistem, a autarquia investiu cerca de 1.300.000,00€ em vias municipais um pouco por todo o concelho; na melhoria da captação e distribuição de água; em equipamentos de transporte; em equipamento básico; beneficiação do património municipal e ainda, na realização de projetos com vista ao acesso aos fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020.
As contas do município têm sido certificadas, externamente, de forma positiva e os últimos anuários financeiros publicados são a confirmação que os resultados obtidos só são possíveis graças a uma gestão rigorosa e transparente que permitem posicionar o município de Mondim de Basto num lugar de destaque face a outros municípios.
O documento de prestação de contas foi aprovado na última reunião sem votos contra e será submetido para análise a provação na próxima assembleia municipal.