Município de Mondim de Basto tem 1.725.000 euros para investir em Água e Saneamento

ainfo 170407 apresentacao resultados POSEURMondim de Basto, acolheu no passado dia 7 de abril de 2017, nos Paços do Concelho, a apresentação de resultados do Programa do PO SEUR na Região Norte, a cargo da Presidente da Comissão Diretiva do PO SEUR, Dr.ª Helena Azevedo e presidida pelo Ministro do Ambiente, Eng.º João Pedro Matos Fernandes.
Na sua intervenção, o Ministro do Ambiente, Eng.º João Pedro Matos Fernandes, anunciou a abertura de um financiamento de 13,5 Milhões de euros destinados a intervenções no ciclo urbano da água.
A verba destinada às candidaturas dos municípios de Amarante, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Gouveia, Mangualde, Mondim de Basto, Nelas, Ribeira de Pena e Seia, para a concretização de um plano de requalificação e ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas.
Assim, o plano a ser submetido irá permitir a resolução de problemas de abastecimento e de poluição urbana de massas de água e viabilizará ainda o fecho de sistemas de saneamento de águas residuais.
Humberto Cerqueira, Presidente da Câmara de Mondim de Basto, considera que a abertura desta candidatura será muito importante para dar continuidade ao investimento que a autarquia tem vindo a fazer. “O município precisa de investir mais em água e saneamento. Temos vindo a adiar algumas obras por falta de capacidade financeira, por o município se encontrar em saneamento financeiro. Este financiamento agora anunciado é uma oportunidade para realizar investimento comparticipado nestas duas áreas, essenciais à qualidade de vida e do ambiente. As candidaturas serão submetidas até dezembro de 2017 e as obras deverão estar concluídas até 2020.”