Regeneração Urbana do Núcleo Histórico e da Vila de Mondim de Basto

A Câmara Municipal de Mondim de Basto viu recentemente aprovada a candidatura que elaborou para realização de obras de Regeneração Urbana do Núcleo Histórico e da Vila de Mondim de Basto.

regeneracao_urbanaEsta candidatura surgiu inicialmente na sequência do trabalho produzido no âmbito do Plano de Pormenor e Salvaguarda para o Núcleo Histórico, tendo sido depois alargada ao Centro Urbano da Vila de Mondim de Basto.
O Programa de Acção deste projecto inclui duas grandes operações: a primeira, essencialmente dirigida aos Espaços Públicos do Núcleo Histórico, com intervenção ao nível da modernização de infra-estruturas, melhoria do ambiente urbano, qualificação de espaços verdes, melhoria generalizada das acessibilidades e reabilitação de um pequeno equipamento público. A segunda, incide na Estrutura de Mobilidade do Centro da Vila, visando maiores níveis de conforto e segurança, a melhoria da qualidade visual da paisagem urbana, a melhoria da acessibilidade e mobilidade viária e pedonal e uma maior eficiência e sustentabilidade energética das estruturas urbanas da Vila.
Neste momento, encontram-se em fase de execução os projectos que concretizarão estas duas operações e que incluem intervenção ao nível da renovação e alargamento das infra-estruturas (rede de abastecimento de água, rede de saneamento, rede de águas pluviais, rede de abastecimento de electricidade, rede de telecomunicações); intervenção ao nível da qualificação do espaço público, designadamente na repavimentação da rede viária, criação de estacionamento, supressão de barreiras arquitectónicas, melhoria da iluminação pública, renovação da sinalização e marcas rodoviárias e correcção geométrica de intercepções viárias (rotundas e cruzamentos). A criação de sinalética institucional e turística e a aquisição de mobiliário urbano para dotação de espaços públicos existentes ou reabilitados, serão incluídas nesta iniciativa.
Estão ainda previstas obras de reabilitação da Casa da Eira e da sua área envolvente, que integrará os edifícios dos Paços do Concelho; a renovação das placas toponímicas do Núcleo Histórico; a criação de uma galeria cultural ao ar livre; a ampliação da Rede Municipal de Dados, que permitirá a ligação da rede de computadores instaladas nos vários edifícios públicos do Município; a criação de uma pequena Central Pedagógica de Compostagem, para reaproveitamento dos desperdícios de coberto vegetal e outros detritos dos jardins municipais e a criação de uma Cisterna destinada à recolha de águas pluviais para aproveitamento na rega dos jardins municipais.
O projecto de Regeneração Urbana das operações Núcleo Histórico e Vila de Mondim de Basto está orçado em cerca de € 2.800.000,00, sendo de execução financeira municipal, com 70% deste valor comparticipado pelo FEDER.