Exposição “Auschwitz: Marca (s) de uma herança 70 anos depois”

ainfo 170213 exposicao auchwitzNo passado dia 10 de fevereiro de 2017, decorreu, no Auditório da Biblioteca Municipal, a inauguração da Exposição “Auschwitz: Marca (s) de uma herança 70 anos depois” do autor David Araújo, repórter da RTP.
Nesta exposição o autor evoca as duas vezes em que esteve no maior campo de concentração da Alemanha nazi. Num universo monocromático, como se apresenta Auschwitz, o autor optou pela fotografia a preto e branco, com o propósito de realçar as formas e os tons de uma realidade quase intransponível. A escolha pela luz natural e luz ambiente conduz-nos a uma representação dura e contrastada, em que prevalecem as sombras, profundamente marcadas que materializam e dão a conhecer aquele que se tornou o símbolo máximo de um projeto sem precedentes de aniquilamento de uma parte da humanidade.
A exposição é completada com a exibição de uma entrevista a Leon Weintraub, um dos sobreviventes de Auschwitz, assinada pelo autor e pela jornalista Sandra Sá Couto.
A abertura esteve a cargo do Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, que enalteceu o trabalho e manifestou o seu contentamento em acolher uma exposição de grande qualidade, de um autor natural de Mondim de Basto. Entreviu também a Professora Doutora Ana Campina, ativista dos direitos humanos que enquadrou a temática no universo dos direitos equitativos a que todos os seres humanos têm direito.
Esta exposição estará patente até ao dia 10 de março de 2017.