Exposição “Auschwitz: Marca (s) de uma herança 70 anos depois”

ainfo 170213 exposicao auchwitzNo passado dia 10 de fevereiro de 2017, decorreu, no Auditório da Biblioteca Municipal, a inauguração da Exposição “Auschwitz: Marca (s) de uma herança 70 anos depois” do autor David Araújo, repórter da RTP.
Nesta exposição o autor evoca as duas vezes em que esteve no maior campo de concentração da Alemanha nazi. Num universo monocromático, como se apresenta Auschwitz, o autor optou pela fotografia a preto e branco, com o propósito de realçar as formas e os tons de uma realidade quase intransponível. A escolha pela luz natural e luz ambiente conduz-nos a uma representação dura e contrastada, em que prevalecem as sombras, profundamente marcadas que materializam e dão a conhecer aquele que se tornou o símbolo máximo de um projeto sem precedentes de aniquilamento de uma parte da humanidade.
A exposição é completada com a exibição de uma entrevista a Leon Weintraub, um dos sobreviventes de Auschwitz, assinada pelo autor e pela jornalista Sandra Sá Couto.
A abertura esteve a cargo do Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, que enalteceu o trabalho e manifestou o seu contentamento em acolher uma exposição de grande qualidade, de um autor natural de Mondim de Basto. Entreviu também a Professora Doutora Ana Campina, ativista dos direitos humanos que enquadrou a temática no universo dos direitos equitativos a que todos os seres humanos têm direito.
Esta exposição estará patente até ao dia 10 de março de 2017.

Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações
obter mais informações sobre Boletim Municipal 14
obter mais informações sobre GABINETE APOIO EMIGRANTE LOGO
obter mais informações sobre Proteção Civil
Doce Mel Inscrições
Romeiros Inscrições

 

 
Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão