120 Anos da restauração do Concelho de Mondim de Basto

ainfo 170116 120 anos restauracao concelho sO Município de Mondim de Basto comemora em 13 de janeiro de 2018, os 120 anos da Restauração do Concelho de Mondim de Basto.
No passado dia 13 de janeiro de 2017, decorreu no Salão Nobre dos paços do Concelho, a Apresentação do Projeto “Restauração do Concelho de Mondim de Basto – 1898-2018”, cujo objetivo culminará com a publicação de um livro, no qual constará a evolução deste território naquele espaço temporal. As linhas mestras do projeto foram apresentadas pelo Dr. António Pereira Dinis, que será o coordenador deste projeto.

Como realçou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “assinalamos esta data pela importância histórica de que se reveste, sendo oportuno comemorar e exaltar esta data de 13 de Janeiro, que devolveu a dignidade e o sentido de pertença deste concelho, com mais de 500 anos de autonomia. Assinalar a história é a melhor forma de garantir o futuro.
Um concelho é muito mais que uma divisão administrativa. É sobretudo uma comunidade que se revê na sua história.”
O concelho de Mondim de Basto esteve extinto entre 1896 e 1898 e integrado no Concelho vizinho de Celorico de Basto e no distrito de Braga. Por decreto de 13 de janeiro de 1898, pelo ministro e secretário de estado dos negócios do reino, José Luciano de Castro, o concelho de Mondim de Basto foi restaurado com todas as suas freguesias, com exceção de Lamas de Olo, sendo reintegrado no distrito de Vila Real.