Investimento de 400 000 euros nas Freguesias em 2016

ainfo 170102 apoio freguesias sNo ano de 2016, a Câmara Municipal atribui 160 000 euros às freguesias. Este apoio financeiro destina-se a suportar os custos com obras de pavimentações, alargamento de cemitérios, construção de abrigos de passageiros, toponímia e melhoria da rede de abastecimento de água.

Inserem-se numa política de transferência de meios financeiros para as freguesias para execução de obras importantes que não carecem de intervenção direta da autarquia, ficando a sua execução e acompanhamento na responsabilidade das juntas de freguesia.
A autarquia continua assegurar as obras de maior complexidade técnica e de maior montante financeiro.
Mesmo com um orçamento muito condicionado pela escassez de recursos financeiros para investimento, porque mais de 60% das despesas de capital são para pagamento da dívida (juros e amortizações), além deste investimento, resultante da transferência direta para as freguesias, a autarquia investiu nas freguesias em 2016, 250 000 euros em obras de pavimentação e melhoria da rede de abastecimento de água.
Para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, o investimento nas freguesias é essencial para manter a coesão no território. Apesar da capacidade de investimento da autarquia ser muito limitada, mantemos a preocupação de repartir o investimento por todo o concelho, mesmo nas áreas com menos população.
Este investimento além de garantir mais bem-estar às populações beneficiadas, cria mais condições para valorizar os recursos próprios do território com a agricultura e o turismo.