Inauguração do Pólo da Biblioteca em Atei

inauguracao polo sO novo pólo da Biblioteca Municipal foi inaugurada no passado dia 11 de Dezembro na Freguesia de Atei numa cerimónia que contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, os Vereadores, Teresa Rabiço e Paulo Mota, e o Presidente da Assembleia Municipal, Valentim Macedo.
Instalada no Solar de Vila Pouca, recentemente requalificado pela Junta de Freguesia, este pólo da biblioteca municipal está situado numa colina virada ao Monte Farinha, numa área onde se localizam também outros equipamentos da freguesia, destacando-se a proximidade com o Jardim-de-Infância de Atei, um edifício recuperado pela Câmara Municipal.
Dispõe de espaços para leitura, audição de música, visionamento de filmes e acesso à Internet, disponibilizando um fundo documental que compreende cerca de 1500 unidades documentais. Neste espaço para além de permitir a consulta de jornais diários, permite ainda o empréstimo presencial e domiciliário de unidades documentais. Com este pólo pretende-se como disse o Sr. Presidente da Câmara "aumentar o investimento na educação e promover o livro e a leitura desde a 1ª infância, ao mesmo tempo que se caminha para a constituição de uma verdadeira rede concelhia de leitura". Ao mesmo tempo este equipamento será um espaço de convívio e proximidade intergeracional.
Por inerência, este pólo da biblioteca passará a integrar a Rede de Bibliotecas Norte, juntamente com os municípios de Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena e Montalegre, Fafe, Vieira do Minho, Penafiel e Paredes.
De referir, por fim, que a Biblioteca Municipal de Mondim foi inaugurada no passado dia 31 de Julho de 2013 e é composta por cerca de 20 000 livros e 1 700 CD, DVD, CD-ROM, também eles passíveis de empréstimo domiciliário e presencial.
Foi também inaugurada a Exposição de pintura “Imagens do Alvão”, da Coleção Particular do Pe. Manuel Machado, do artista Domingos Nogueira da Fonseca, a qual contou com a presença do Pe. Manuel Machado.
Para o Presidente do Município, este projeto poderá ser alargado, a outras freguesias do concelho aproveitando outros equipamentos disponíveis, como IPSS, sedes de junta ou antigas escolas primárias.