A EDP Distribuição – Direção de Rede e Clientes Norte reforça a parceria com o Município de Mondim de Basto

assinatura protocolo EDP sA 5 de Dezembro de 2016, a EDP Distribuição por intermédio do Diretor da Direção de Rede e Clientes Norte, Eng.º Mário Guimarães e do Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, assinaram o protocolo referente à revisão do Anexo I, do Contrato de Concessão das Redes em Baixa Tensão, que trará acrescida vantagem para o município, possibilitando que a expansão da Iluminação Pública e substituição de luminárias obsoletas se faça utilizando a tecnologia LED, que apresenta vantagens ambientais, energéticas e económicas.

A ocasião foi aproveitada para assinalar a colocação em exploração de dois novos Postos de Transformação (PTD), um no lugar de Vilar Viando, freguesia de S. Cristóvão com uma potência de 100kVA e outro em Sobreira, freguesia de Ermelo com 50 kVA. Ambos os Postos de Transformação para além da alimentação das cargas atuais e a melhoria da Qualidade de Serviço das redes existentes, garantem a disponibilidade de potência para satisfação de novas solicitações de energia elétrica naqueles locais.
De referir ainda, em particular e relativamente à linha de Média Tensão que alimenta o novo Posto de Transformação da freguesia de Ermelo, a preocupação ambiental tida com a execução deste projeto onde foram instalados equipamentos de proteção da avifauna uma vez que a obra realizada se localizou numa zona especial de proteção do Parque Natural do Alvão.

No âmbito destas obras, foram investidos 70.000,00 €, que permitiram instalar os dois postos de transformação com uma potência total de 150 kVA, construir 550 m de rede de Média Tensão e 300 m de rede de Baixa Tensão e de iluminação pública.
No ato da ligação destas infraestruturas elétricas estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira e o Diretor da Direção de Rede e Clientes Norte da EDP Distribuição, Eng.º Mário Guimarães.

Para além das obras assinaladas anteriormente, está ainda a decorrer uma obra de reforço de rede Baixa tensão e Iluminação Pública na freguesia de Campanhó, que consiste no reforço de cerca de 2000m de rede de Baixa tensão e Iluminação Pública e no aumento da potência de um Posto de Transformação para 250 KVA, que se prevê esteja completa até ao final do presente ano. Esta obra representa um investimento de cerca de 30.000€.
De referir que, no total das obras acima identificadas, verifica-se que o investimento total associado ascende a cerca de 100.000,00€.
Para o ano de 2017 estão previstas, no Concelho outras intervenções de melhoria de qualidade de serviço, através da instalação de novos postos de transformação e melhoria da rede de distribuição.