Autarquia aplica taxa mínima de IMI a todas as famílias do concelho

IMI 2016A Câmara Municipal de Mondim de Basto aprovou, na última reunião de câmara, e pela primeira vez, a redução para o limite mínimo legal da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos prédios urbanos para 0,30%.
Com esta redução todas as famílias com habitação própria vão pagar a taxa mínima do IMI em 2017.
A receita do IMI tem um impacto significativo no orçamento do município. Com a redução do IMI para a taxa mínima, o município deixa de arrecadar anualmente entre 150.000,00€ a 200.000,00€. No entanto a receita que falta no orçamento do município reflete-se na vida dos proprietários que anualmente poupam uma quantia significativa no pagamento desta taxa.
Para o Presidente, Humberto Cerqueira, esta redução do IMI, só é possível, porque a câmara apesar de se encontrar em saneamento financeiro, tem a situação financeira controlada, não tendo recorrido a qualquer outro mecanismo de recuperação financeira.
Esta medida insere-se num conjunto de políticas sociais assentes em princípios de inclusão e justiça, através da implementação de várias medidas sociais, entre as quais, a atribuição dos manuais escolares alunos do 1º ciclo, o apoio à criança até aos dois anos e meio de idade, o transporte de utentes não urgentes para os hospitais de referência, a loja social, a oficina móvel que efetua pequenas reparações, recuperações de habitações e ainda a fixação de tarifas de água, lixo e saneamento mais baixas.