Município suporta custo das intervenções sanitárias dos produtores pecuários

marones smallPelo sétimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Mondim de Basto está a apoiar financeiramente os cerca de 260 produtores pecuários do concelho, com o valor correspondente às intervenções sanitárias realizadas.

A agricultura e, particularmente, a produção pecuária, apresenta-se como um meio de subsistência de muitas famílias, sendo uma das principais atividades das freguesias de montanha.
Apesar das dificuldades financeiras, a autarquia continua a suportar este custo, de forma a valorizar a agricultura, particularmente a criação de gado.
Como reforça o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, esta medida permite cumprir o plano de controlo e erradicação de doenças, muito importante do ponto de vista sanitário, assim como um apoio financeiro para os produtores locais continuarem com as suas explorações, numa altura em que ainda muitos se deparam com dificuldades económicas.
O investimento da autarquia nesta ação, que terá um custo anual estimado de cerca de 13.000,00 euros, tem como objetivo valorizar os produtos de qualidade, como a raça maronesa nos bovinos e a raça bravia nos caprinos, por forma, a incentivar esta atividade económica, medida que o atual executivo tem mantido desde o início da sua legislatura.

bravia small