Mondim de Basto associou-se, mais uma vez, à Onda Rosa da Liga Portuguesa Contra o Cancro

cancro da mamaO Município de Mondim de Basto aderiu à Onda Rosa da Liga Portuguesa Contra o Cancro e no dia 28 de outubro assinalou o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, com várias iniciativas que envolveu toda a comunidade do concelho.
O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: no dia 15 assinalou-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e no dia 30 o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É associado, desde a década de 90, a esta causa, assumindo-se como o Mês Rosa. Um pouco por todo o mundo, alastra uma "onda rosa" que permite sensibilizar a população para a temática da prevenção. Neste período, alerta-se principalmente para a prática do auto exame, realização de mamografias e consultas médicas periódicas.
À semelhança de outros anos, Mondim de Basto associou-se, de forma simbólica, a este acontecimento organizando uma caminhada pela Vila, que juntou mais de duas centenas de pessoas. À autarquia, para além dos parceiros da Rede Social, juntou-se a Associação Laço, neste dia representada pela Associação de Solidariedade Social das Aldeias de Mondim de Basto. Foi para a Laço que reverteram os donativos angariados nesta atividade.
A Avenida Dr. Augusto Brito foi, também ela, decorada com mensagens e soutiens que, simbolicamente, tentaram despertar a população para a necessidade de se estar alerta e adotar bons hábitos para a prevenção desta doença.
As pulseiras luminosas, na Praça do Município, formaram uma grande onda de cor, ligando assim Mondim de Basto às restantes iniciativas que se foram desenvolvendo um pouco por todo o País.
O cancro da mama é a principal causa de morte precoce (antes dos 70 anos) nas mulheres em Portugal. Anualmente, surgem mais de 6000 novos casos e a incidência do cancro da mama está a aumentar de ano para ano.
É uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, por isso, informe-se e previna.