Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza visitou as áreas ardidas em Mondim de Basto

visita areas ardidas 1No passado dia 24 de outubro de 2016, a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos, visitou, as áreas ardidas do incêndio de 12 de agosto de 2016, que afetou 285 hectares da Área Protegida do Parque Natural do Alvão, sendo que, 252 hectares pertencem ao Concelho de Mondim de Basto.
Durante a sua visita, o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, expôs à Sr.ª Secretária de Estado as principais preocupações que afetam o concelho. Relativamente ao ordenamento do território, o problema da imposição da aplicação de condicionantes resultantes da futura construção da Barragem de Fridão no Plano Diretor Municipal em vigor, não existindo ainda uma previsão temporal e concreta sobre a sua construção, assim como o desafio de encontrar uma solução que permita a regularização imposta por lei e funcionamento das explorações pecuárias existentes no concelho sem colidir com as normas urbanísticas e do ordenamento do território existentes, assegurando a manutenção desta atividade.
No que diz respeito ao Parque Natural do Alvão, Humberto Cerqueira, reforçou ainda a necessidade de cooperação entre as várias entidades presentes nesta área protegida, por forma a reforçar a vigilância e criar condições de visitação.
A Secretária de Estado, Célia Ramos, na sua intervenção, referiu que todas as questões levantadas são importantes e comprometeu-se junto do seu ministério reunir as melhores condições para a resolução das mesmas.
Por fim, realizou-se a visita à Casa do Parque Natural do Alvão situada em Ermelo, a fim de, averiguar as suas condições e possível cedência do imóvel ao município, com o objetivo de recuperar e dinamizar o espaço com criação de um núcleo museológico.