Câmara apoia os 217 alunos do 1º ciclo na aquisição de livros e material escolar

entrega vales escolaresA autarquia de Mondim de Basto atribuiu, esta sexta-feira, vales escolares a todos os alunos do concelho que frequentam o 1º ciclo do ensino básico.
A estes 217 alunos, a Câmara Municipal vai garantir apoio para a aquisição dos manuais e material escolar, de acordo com os escalões sociais definidos pelos serviços do Instituto da Segurança Social. Os alunos dos escalões A e B recebem gratuitamente os livros e 13€ para a compra de material escolar e os alunos do escalão C recebem metade. Aos alunos do 1º ano, o governo assegura os manuais escolares e a autarquia vai entregar os livros de fichas.

Uma alteração, relativamente aos critérios praticados nos anos letivos anteriores, que o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, considera” essencial para aliviar o esforço financeiro que a maioria das famílias tem que suportar no início de cada ano letivo”. O Presidente da autarquia referiu ainda que “esta medida de apoio representa um investimento suportado pelo orçamento da Câmara de 13 mil euros, que é bem aplicado porque garante as melhores condições de aprendizagem às crianças”.

Além do apoio para aquisição de livros e material escolar, a autarquia assegura o transporte escolar, o serviço de refeições, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’S), bem como a Componente de Apoio à Família que garante a ocupação dos alunos antes e após as atividades letivas e nas interrupções escolares, das 08:00h ás 19:00 horas.

Os encarregados de educação poderão agora proceder ao levantamento deste material, como habitualmente, nas livrarias locais.