Padre Manuel Guedes homenageado na peregrinação anual da Senhora da Graça

homenagem pe manuelNo passado domingo, 4 de setembro, e por ocasião da peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora da Graça, o Município de Mondim de Basto prestou uma sentida homenagem ao padre Manuel Joaquim Correia Guedes que faleceu no início deste ano de 2016.
No recinto do Santuário e na presença do Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, foi descerrada uma placa em reconhecimento por uma vida dedicada à comunidade mondinense e, em particular, ao referido Santuário, local turístico de excelência na região.

O Padre Manuel Guedes nasceu em Torgueda, Vila Real, mas a sua vocação trouxe-o ainda jovem para o concelho de Mondim de Basto. A 28 de setembro de 1957, assumiu as paróquias de Campanhó e Pardelhas, que orientou durante três anos. No dia 12 de janeiro de 1961 tornou-se pároco da Freguesia de Vilar de Ferreiros e após a saída do Reverendo Padre José Real, assumiu também a Paróquia do Bilhó.

Nas palavras que dirigiu aos presentes, o Presidente da Câmara Municipal, Humberto Cerqueira, lembrou o homem simples, de grande generosidade que dedicou a sua vida a servir as comunidades que o acolheram. Esta cerimónia é o reconhecimento do município pelo trabalho que o Pe Manuel Guedes desenvolveu no concelho e, particularmente, neste Santuário.

D. Amândio Tomás elogiou o gesto de reconhecimento da autarquia que perpetua a memória de um padre que serviu com humildade as suas comunidades.