Maior concurso pecuário da raça Maronesa realizou-se no Bilhó

concurso pecuario bilhoO mais importante e tradicional Concurso Pecuário da Raça Maronesa realizou-se, ontem, na Freguesia do Bilhó.
Organizado pela Junta de Freguesia do Bilhó e integrado nas Festas de S. Bartolomeu, o concurso, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Mondim de Basto, do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e da Associação de Criadores do Maronês, é considerado um dos mais antigos e o maior concurso de gado de toda a região.

Divididos por 7 secções, às quais correspondiam diferentes categorias de gado, os prémios monetários atribuídos representaram um investimento superior a cinco mil euros. A organização atribuiu ainda um prémio de presença a cada animal não premiado. Participaram no concurso dezenas de criadores de toda a região.

Incentivar e fomentar a atividade pecuária na região, bem como premiar a qualidade dos animais autóctones, foram os principais objetivos deste concurso.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, com a Vice-Presidente, Teresa Rabiço e o Presidente da Assembleia Municipal, Valentim Macedo, marcaram presença durante o concurso e na entrega de prémios.