XIV Feira da Terra em Mondim de Basto recebeu milhares de visitantes

feira terra 2016 1Decorreu nos passados dias 4 a 7 de agosto de 2016 a XIV edição da Feira da Terra, Sendo considerado o acontecimento mais marcante das terras de Basto, cujo objetivo principal é a promoção e divulgação dos seus produtos locais e também, um instrumento de combate ao êxodo rural e ao esquecimento da Região.
Este ano, a Feira recebeu milhares de visitantes que tiveram a oportunidade de saborear os pratos típicos e apreciar centenas de produtos ao som de cantares e dançares tradicionais, representados por grupos da região, tendo sido um dos melhores anos de sempre.
O certame contou com a participação de mais de uma centena de expositores, nomeadamente produtores agrícolas, criadores de animais de raças autóctones, artesãos de diversas áreas, atividades artísticas e decorativas, trabalhos em granito, produtos caseiros como enchidos, broa, mel, o vinho verde e os doces regionais, associações culturais e profissionais e ainda vários restaurantes, numa autêntica mostra dos recursos e potencialidades do concelho. Também a animação contribuiu para o sucesso desta edição, tendo ficado a cargo dos ranchos folclóricos do concelho e de um Rancho convidado, vindo da Suíça, dos grupos de bombos, das concertinas, dos grupos de cantares e de baile, cantadores ao desafio, animação de rua, entre outras apresentações, que se prolongaram pelas noites dentro.
Os showcooking promovidos na Feira da Terra, revelaram-se também um sucesso com a participação de reconhecidos chefes de cozinha. As degustações foram acompanhadas pelas provas de vinhos verdes da região.
Também pelo segundo ano consecutivo, marcou presença o Mercadinho Rural e a Cozinha Tradicional, tendo proporcionado aos visitantes um verdadeiro rodízio de broa tradicional, cozida, diariamente em forno a lenha.
O presidente do município, Humberto Cerqueira, considera que este evento é um contributo fundamental para dar a conhecer hábitos e costumes da região, favorecendo as vivências tradicionais. É um evento cultural e social único, que permite, ao público em geral, degustar e adquirir produtos genuínos, que nem sempre estão disponíveis no mercado.