Apoios ao Desenvolvimento Local de Base Comunitária apresentados em Mondim de Basto

sessao DLBCA Câmara Municipal de Mondim de Basto e a Probasto promoveram, no passado dia 22 de julho, uma sessão de divulgação sobre os apoios existentes no âmbito da DLBC Terras de Basto - Desenvolvimento Local de Base Comunitária.
Aos interessados, designadamente agricultores, produtores locais ou possíveis investidores, foram apresentados os Anúncios de Abertura de Concurso para Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola, assim como para Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas, ambos a decorrer de 25 de julho a 26 de setembro e 10 de outubro, respetivamente.

Foi ainda divulgado que, a curto prazo, será também lançado o Anúncio relativo à diversificação de atividades na exploração agrícola.

A par do FEADER, a Probasto gerirá, neste Quadro Comunitário, fundos do FEDER e FSE, que permitirão financiar projetos de criação de empresas e emprego, destinados a desempregados ou inativos que pretendam voltar ao mercado de trabalho. Do mesmo modo será ainda possível apoiar projetos de expansão de pequenas e microempresas existentes de base local ou criação de novas empresas.

Globalmente, o envelope financeiro atribuído à Probasto importa em cerca de 4 milhões de euros para os quatro município que integram as Terras de Basto, o que em termos de metas corresponde a um compromisso de desenvolvimento de 194 projetos, 99 postos de trabalho e um investimento total de cerca de 8 milhões de euros.

Além do Presidente do Município, a mesa foi composta pelas entidades do concelho de Mondim de Basto, que pertencem aos órgãos sociais da Probasto, nomeadamente o Núcleo Empresarial e a Associação de Solidariedade Social das Aldeias de Mondim, tendo contado ainda com a presença do Presidente da Direção das Probasto, Arquiteto Rui Alves, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena.