Desfile de Joalharia com Granito Amarelo de Mondim

desfile joiasO Projeto Lapis Lapidem, que resultou de uma parceria entre o Município de Mondim de Basto, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Museu do Ouro de Travassos (Póvoa de Lanhoso), culminou com a apresentação pública dos trabalhos dos alunos do curso de Design do Produto, num desfile de jóias.

A Praça do Município foi palco de uma noite de charme, onde dezenas de pessoas se concentraram para apreciar as jóias produzidas com o Granito Amarelo de Mondim de Basto e que tiveram como inspiração o património natural, cultural e arquitetónico do concelho.

Para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, esta parceria revelou-se muito frutuosa, permitindo aliar os recursos naturais à inovação e ao conhecimento, fundamentais para a valorização dos territórios. O autarca adiantou a intenção de repetir este tipo de parcerias com esta e outras instituições de ensino superior.

Este desfile de jóias contou com o apoio de algumas empresas locais que colaboraram na preparação dos cabelos e maquilhagem dos manequins.

As peças de joalharia desenvolvidas neste projeto foram adquiridas pela autarquia, que as tornará acessíveis ao público, numa exposição a agendar para breve, na Biblioteca Municipal.