Mondim de Basto vai investir 395 mil euros na promoção do Turismo de Natureza

turismo naturezaAtendendo aos ativos naturais presentes no Concelho – especialmente as Fisgas de Ermelo no Parque Natural do Alvão e a extensa área territorial classificada como Sítio de Interesse Comunitário na Rede Natura 2000 – o Município olha para o desenvolvimento de Mondim como uma marca, uma imagem de destino de natureza por excelência. Como tal, apresentou em março do corrente ano a candidatura “Mondim de Basto – Um destino por natureza”, ao aviso do Património Natural mobilizado pelo NORTE 2020, tendo a mesma sido aprovada.


Com a implementação da operação com um investimento de 395 mil euros, pretende o Município posicionar o concelho de Mondim de Basto como um dos concelhos de maior valor para o turismo de natureza, através de um processo de desenvolvimento de uma identidade própria, assente na sustentabilidade e na excelência dos seus recursos naturais, com uma oferta turística diferenciada e competitiva. Assume o turismo de natureza, as áreas classificadas e protegidas e a biodiversidade como fator de desenvolvimento e diversificação da economia regional.


O investimento abrange cinco grandes ações: o desenvolvimento da estratégia de posicionamento territorial de Mondim de Basto; a promoção da marca “Mondim de Basto”; organização de ações de promoção (evento de promoção de turismo ativo); serviços de elaboração de estudos técnicos e da candidatura das “Fisgas de Ermelo” a Património Natural da Humanidade da UNESCO e, ainda, a gestão e monitorização do projeto.


Para o Presidente do Município, este investimento aprovado, reforça a estratégia da autarquia na valorização e promoção dos valores naturais do território.

portugal 2020