Diretor Regional de Cultura do Norte visitou Mondim de Basto

visita diretor culturaO Diretor Regional de Cultura do Norte, António Manuel Pontes, visitou, no passado dia 28 de junho, e a convite da autarquia, diversos locais com elevado valor patrimonial do concelho de Mondim de Basto.
Acompanhado pelo Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, pelos Vereadores, Teresa Rabiço e Paulo Mota, e pelo Arqueólogo, António Pereira Dinis, o Diretor Regional de Cultura conheceu a Capela do Senhor da Ponte - na envolvente da Ponte Medieval de Vilar de Viando - tendo constatado o seu avançado estado de deterioração e reconhecido a importância da sua recuperação para a valorização de todo o conjunto patrimonial instalado junto ao Rio Cabril.

Estiveram ainda presentes nesta visita o pároco de Mondim de Basto, Padre José Carlos Fernandes e alguns elementos da Fábrica da Igreja de Mondim.

Seguiu-se a visita ao Castro do Crastoeiro, localizado no sopé do Monte de Nossa Senhora da Graça, onde o Presidente da Câmara apresentou o projeto de valorização e interpretação deste local que a autarquia está a preparar para candidatar aos apoios comunitários.

António Manuel Pontes visitou ainda a Biblioteca e o Museu Municipais, onde se inteirou das diversas teses de mestrado e estudos que têm sido desenvolvidos sobre o Castro do Crastoeiro e conheceu os vestígios arqueológicos recolhidos nos vários anos de escavações e que se encontram acessíveis ao público, no Museu Municipal.

Para o Diretor Regional de Cultura do Norte, os locais visitados possuem um elevado valor patrimonial e turístico e elogiou o trabalho da autarquia que tem vindo a apostar na sua preservação e valorização.