Secretário de Estado Adjunto e da Saúde inaugurou a UCC – Cuidar Mondim e visitou a Unidade de Saúde Familiar – Srª da Graça

visita secretario estado saudeNo passado dia 17 de junho de 2016, esteve em Mondim de Basto, o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde – Fernando Araújo, que presidiu à inauguração da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) “Cuidar Mondim” – sedeada nas instalações do Centro de Saúde de Mondim de Basto. O referido membro do governo visitou ainda a Unidade de Saúde Familiar (USF) “Senhora da Graça”, a funcionar no mesmo local, dimensionada para funcionar em equipa de saúde familiar, prestando, assim, assistência a, aproximadamente, 7.000 utentes inscritos.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, salientou, na sua intervenção, que a saúde é um direito dos cidadãos e uma responsabilidade do estado. Referindo que desde o início do seu mandato, em 2010, e apesar da autarquia não ter responsabilidade direta nesta área, tem lutado pela melhoria das condições de saúde no concelho no que diz respeito ao reforço do quadro de médicos, à instalação de uma viatura de emergência médica e a criação da Unidade de Saúde Familiar, reconhecendo que, tendo conseguido uma boa parte daquilo porque lutaram, ainda assim, mais há ainda por fazer. Salientou também a medida de apoio ao transporte de utentes, assegurada e suportada pela autarquia, através de um protocolo com os Bombeiros de Mondim de Basto, que garante aos doentes idosos e carenciados, o transporte para os hospitais centrais.

No seu discurso referiu ainda a necessidade de intervencionar o edifício que agora acolhe as duas Unidades de Saúde, uma vez que este, com trinta anos, apresenta sinais de degradação, solicitando ao Sr. Secretário de Estado o seu empenhamento neste processo, assim como, na implementação de uma Unidade Móvel de Saúde.

Na sua intervenção, o Sr. Secretário de Estado reconheceu e elogiou o empenhamento da autarquia de Mondim de Basto, tendo dado a garantia do início das obras, ainda durante o ano de 2016. Salientando que, pela sua persistência vê agora uma melhoria significativa dos cuidados de saúde no concelho, com a cobertura completa no que diz respeito à rede de cuidados primários.