Castro do Crastoeiro foi tema de exposição e palestra na Biblioteca Municipal

palestra crastoeiroO Castro do Crastoeiro, localizado no sopé do Monte da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, foi tema de uma palestra com os arqueólogos António Pereira Dinis, Luís Carlos Neto Seabra e com o arquiteto mondinense Joel Ferreira Dinis, no passado dia 20 de maio, na Biblioteca Municipal.

“Crastoeiro: entre o passado e o futuro” foi o tema proposto pelo Arqueólogo António Pereira Dinis, responsável pela investigação arqueológica no concelho desde a década de 1980, para apresentar este importante povoado fortificado da Idade do Ferro, cujas características e estado de conservação revelam um elevado valor histórico e científico, que tem captado a atenção de jovens estudantes que têm versado as suas dissertações de mestrado sobre o Crastoeiro.

As obras "Crastoeiro: a biografia do lugar como instrumento no projeto de arquitetura" de Joel Ferreira Dinis e "Estudo paleoetnobotanico do povoado na idade do Ferro do Crastoeiro: Noroeste de Portugal" de Luís Carlos Neto Seabra, são disso exemplo e mereceram, também nesta ocasião, a atenção da assistência.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, e o Vereador Paulo Mota, que participaram nesta palestra explicaram que a autarquia tem desenvolvido esforços para a classificação do Crastoeiro como Imóvel de Interesse Público. A autarquia considera que esta classificação irá dar um novo impulso no processo de valorização do Crastoeiro, nomeadamente no que diz respeito à melhoria do espaço envolvente e à criação de estruturas de apoio.

Este evento faz parte do programa da primeira edição do “Mês do Livro” que decorre, na Biblioteca Municipal, durante este mês de maio.