Secretário de Estado das Florestas reuniu com Unidades de Baldio de Mondim de Basto

sec estado florestasO Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, reuniu na passada sexta-feira, com as 14 Unidades de Gestão de Baldio do concelho de Mondim de Basto.
Na reunião de trabalho, que se realizou no Auditório da Assembleia Municipal, Amândio Torres explicou a importância que o setor da Floresta representa para o desenvolvimento sustentável do município e falou da necessidade de se promover uma gestão ativa dos espaços florestais.

Um terço da área do concelho de Mondim de Basto é ocupada por floresta. Se a esta área somarmos os incultos, terrenos com aptidão florestal, esta área sobe para oitenta e cinco por cento.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, referiu que a floresta é um recurso muito importante do território de Mondim de Basto, sendo necessário protegê-lo e desenvolvê-lo para que as populações locais possam tirar benefício deste importante recurso.

Os representantes das Unidades de Baldio tiveram também oportunidade de expor as suas preocupações e os problemas com que se deparam na gestão das suas áreas florestais.

Nesta jornada no concelho de Mondim de Basto, o Secretário de Estado das Florestas visitou a Associação de Solidariedade Social das Aldeias de Mondim de Basto, em Vilarinho e, já no período da tarde, numa visita à Área Florestal de Baldio de Paradança, foi convidado a plantar um sobreiro, num ato simbólico que partilhou com o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira e com o Presidente da União de Freguesias de Campanhó e Paradança, Joaquim Pereira.