Autarquia vai atribuir Bolsas de Investigação a alunos da UTAD

ASSIN PROTOCOLO UTADA Câmara Municipal de Mondim de Basto formalizou, esta manhã, um protocolo de cooperação cultural, científica e pedagógica com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que tem como objetivo a criação e atribuição de uma bolsa de investigação a alunos daquela universidade que pretendam desenvolver as suas teses e dissertações DE Mestrado ou Doutoramento no Município de Mondim de Basto.

O conceito deste protocolo é único no país, mas o Reitor da UTAD, Professor António Fontaínhas Fernandes pretende vê-lo replicado noutros município e noutras instituições porque acredita ser um passo “fundamental para o desenvolvimento e fixação de população nas áreas de baixa densidade”.

Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “a autarquia vai disponibilizar uma verba anual de 10 mil euros que serão repartidos por quatro bolsas de investigação: duas destas bolsas serão atribuídas, obrigatoriamente, a alunos do concelho de Mondim de Basto que centrem as suas teses de mestrado ou doutoramento nos produtos e potencialidades do concelho e as outras duas serão entregues a alunos, que não sendo do concelho, desenvolvam a sua investigação em benefício do nosso território”. Todos os Municípios, e muito particularmente, os territórios de baixa densidade, precisam desta ligação à Universidade, aplicando o conhecimento para desenvolver os territórios e estancar o decréscimo populacional.

Com este protocolo de colaboração o Município de Mondim de Basto e a UTAD pretendem fomentar o desenvolvimento do território, incitando os estudantes a pensar Mondim de Basto, a desenvolver estratégias de fixação e atração de população e, ao mesmo tempo, premiando o mérito dos trabalhos, dos alunos e das instituições.

Áreas como a agricultura, a floresta, o granito e os desportos e atividades ligadas à natureza, serão prioritárias neste projeto.