Alunos de Design apresentam primeiras peças de joalharia feitas com Granito Amarelo de Mondim

apres joalharia granitoOs alunos do Curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, apresentaram já os primeiros protótipos das peças de joalharia que estão a desenvolver a partir do Granito Amarelo de Mondim.

Recordamos que este projeto, denominado Lapis Lapidem, nasceu em fevereiro passado com a formalização de um protocolo entre o Município de Mondim de Basto, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o Museu do Ouro de Travassos (Póvoa de Lanhoso), que tem como objetivo a promoção e valorização do granito de Mondim.

As peças apresentadas revelam o empenho e trabalho de investigação feitos pelos alunos e professores que integram o projeto, uma vez que se inspiraram em aspetos históricos, culturais e naturais, característicos do concelho, nomeadamente, o património arquitetónico da época medieval, o mel e as abelhas representados no Brasão do Município, as lendas associadas ao Monte Farinha, as gravuras rupestres do Castro do Crastoeiro, os Rios e o Parque Natural do Alvão.

Segue-se agora a produção das peças finais nas oficinas artesanais de ourivesaria da Póvoa de Lanhoso e a apresentação final do produto que acontecerá a meados de julho, num desfile de moda, em Mondim de Basto.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, acompanhou com interesse a apresentação dos trabalhos e agradeceu o empenhamento dos alunos na valorização do território.