Unidade de Missão prepara, em Mondim de Basto, estratégia para a valorização do interior

reuniao valorizacao interiorMondim de Basto recebeu, no passado dia 3 de maio, os Presidentes e Vice-Presidentes das Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, do Cávado e do Ave, bem como os Presidentes dos Municípios que integram estas Comunidades, Instituições de Ensino Superior e ainda Associações de Desenvolvimento Local, num encontro promovido pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

Esta reunião de trabalho contou com a presença da coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Professora Helena Freitas, e teve como objetivo a recolha de contributos para a definição de uma estratégia de combate ao processo de desertificação que afeta os territórios do interior.

Encontrar medidas de incentivo à fixação de pessoas e dinamização económica das áreas de baixa densidade populacional é o que se propõe fazer esta Unidade de Missão.

Criada pelo atual governo, a Unidade de Missão deverá no espaço de seis meses, a contar da data da sua constituição, apresentar uma estratégia para o interior.

Na sua intervenção e em forma de contributo, o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, afirmou que “há um problema comum a todos os concelhos de baixa densidade populacional no interior de Portugal que é a redução drástica da população a partir da década de 60. Muitos dos concelhos de baixa densidade perderam mais de 50% da população a partir de 1960. Este fenómeno agravou-se nos últimos anos. A população teve um decréscimo brusco de 2011 para 2014: nos últimos 4 anos saíram do país 400 000 pessoas! Sem pessoas não há economia e desenvolvimento. Não há investimento porque não há pessoas. As pessoas abandonam porque não há investimento. Nenhum país se desenvolve se uma boa parte do território for ficando para trás em "morte lenta".