Autarquia reduz 45% da dívida em 6 anos

CM MONDIMAs contas municipais do ano de 2015 revelam um elevado grau de execução da receita, quer corrente, quer capital, que demonstra o rigor do Orçamento Municipal.
São indicadores positivos da gestão municipal, o Prazo Médio de Pagamento que, no último trimestre de 2015 registou 14 dias. Os fornecedores do município são, por isso, os principais beneficiários destas medidas de gestão. Longe vão os tempos em que os fornecedores da câmara demoravam mais de um ano para receber. Hoje recebem a tempo e horas.

Em 2015 registou-se também um aumento do valor gasto com transferências para as associações, o que revela a aposta da autarquia na dinamização local através do apoio e envolvimento das entidades existentes.

No que diz respeito à despesa, continua a verificar-se um elevado peso do serviço da dívida – que representa cerca de 20% do orçamento – e que ainda é superior ao valor de investimento. Isto significa que a despesa com a dívida continua a superar a capacidade de investimento do município.

Contudo, no que concerne à dívida, obteve-se uma redução total de 13%, fixando-se a dívida bancária em 10.887.957,76€. A dívida a curto prazo apresenta um valor praticamente sem expressão.

É de realçar o equilíbrio orçamental, uma vez que, não obstante a regra atual ser mais exigente, o Município conseguiu equilíbrio durante todo o período de execução orçamental.

Apesar do esforço, o Município continua acima do limite legal de endividamento que, em 2015 se cifra em 9.370.297,37€. Recordamos que desde 2010 a dívida reduziu 45%, passando dos 19.914.245,06€ para os 10.888.601,08€.

Apesar dos constrangimentos financeiros, a autarquia duplicou o valor de investimento que se fixou em cerca de 1.462.000,00€, que foram investidos na melhoria de vias municipais, um pouco por todo o concelho, em equipamentos de transporte, em equipamento básico e na beneficiação do património municipal.

As contas do município têm sido certificadas de forma positiva e os sucessivos anuários financeiros publicados têm confirmado esta boa gestão e posicionam a autarquia de Mondim de Basto num patamar de excelência em comparação com outros municípios.