Autarquia atenta aos focos da Vespa Velutina

vespa velutinaDesde o ano de 2014 que o Município de Mondim de Basto tem assumido o controlo e o combate à vespa velutina ou vespa asiática.
A autarquia dispõe da plataforma SOS Vespa, adquirida pela DGAV - Direção Geral de Alimentação e Veterinária e pelo ICNF para ser usada quer pelos municípios, quer pelos cidadãos, que permite cartografar e registar os ninhos que vão aparecendo.

Os primeiros focos de vespa velutina no concelho de Mondim de Basto datam de 2014 e durante esse ano foram destruídos dois ninhos localizados em Mondim de Basto (junto ao rio Tâmega) e em Atei (Sobreira de Atei).

Em 2015, foram identificados e destruídos, com o auxílio dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto, cinco ninhos de vespa velutina, três dos quais localizados na freguesia de S. Cristóvão de Mondim de Basto e os outros dois na freguesia de Atei.

A destruição destes ninhos é sempre realizada durante a noite e supervisionada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, de acordo com as normas previstas no Plano de Erradicação. O método de destruição utilizado é a queima no local, por forma a evitar fugas e reincidência.

No ano de 2016 foram já destruídos dois ninhos de vespa velutina, um em Ermelo, em área classificada, e outro em Vilar de Viando, numa oliveira em terreno privado.

Apesar de terem conhecimento da existência de outras espécies de vespas eventualmente predadoras, os serviços municipais têm seguido as disposições normativas e procedido apenas à destruição de ninhos de Vespa velutina nigrithorax.