PR3 Fisgas de Ermelo inaugura dia 10 de abril

PR3 Fisgas ErmeloO Município de Mondim de Basto vai inaugurar no dia 10 de abril um novo percurso pedestre, o PR3 – Fisgas de Ermelo.
Trata-se de um percurso circular, com 12,4 km de extensão que dá a conhecer as magníficas paisagens do Parque Natural do Alvão e as imponentes Quedas de Água das Fisgas de Ermelo.


O percurso inicia-se na aldeia de Ermelo junto à Igreja Paroquial, atravessa a ribeira da Fervença e sobe até Varzigueto. Depois o caminho guia o visitante até ao Miradouro das Fisgas, de onde se desce para o rio Ôlo. Ao longo destes troços, os desvios permitem aceder às Piocas – de Cima e de Baixo – que são pequenas lagoas de água cristalina, que convidam a banhos refrescantes.


Os grandes desníveis que caracterizam o PR3 tornam-no também desafiante e emocionante. As aldeias de ambiente rural, marcadas pela agricultura de lameiro e pelas construções em xisto e lousa, transmitem a harmonia da presença do Homem na Natureza. O gado bovino maronês a pastar e os rebanhos de cabras bravias são presença comum nestas paisagens.


Para facilitar a orientação e a interpretação do percurso, a autarquia instalou em locais estratégicos, três painéis informativos e diversos leitores de paisagem que permitem ao caminheiro aceder a informações técnicas do trilho e conhecer a envolvência do local.


A identificação, sinalização e divulgação do PR3 – Fisgas de Ermelo representa um investimento de 36.167,00 €, que a autarquia justifica com o propósito de ver valorizada e diversificada a oferta na área do Turismo de Natureza.