Reaberto o Percurso PR2 Levada de Piscaredo

ponte levada piscaredoO PR2 Levada de Piscaredo está novamente transitável, depois da Câmara Municipal ter procedido à reposição da ponte pedonal que atravessa o Rio Cabril, em Vilar de Ferreiros.
A instalação desta ponte de madeira, com cerca de 11,5 metros, representou um investimento de 11.941,96€ e vai permitir a travessia da levada de água que acompanha o PR2 Levada de Piscaredo, em segurança.

O PR2 Levada de Piscaredo foi sinalizado pela Câmara Municipal em junho de 2010.

Esta ponte foi destruída pelas intensas chuvas que se registaram e devido às restrições financeiras da autarquia, o procedimento de consulta e contratação de serviços especializados para a sua reposição, revelou-se mais moroso do que o pretendido.

A construção da Levada de Piscaredo remonta ao século XIII, ainda no reinado de D. Afonso II. Devido à escassez de água, indispensável para a irrigação dos seus campos, os proprietários das terras de Mondim decidiram partir de suas casas rumo às Mestras, confluência dos rios Cabrão com o Cabresto, e só regressaram muitos meses depois, trazendo consigo o preciso líquido.

A Levada primitiva era feita em terra batida, com todos os inconvenientes daí resultantes. Nos anos de 1960/61 foi totalmente reconstruída em lajes de granito, tal como a conhecemos atualmente, através de Concurso Público promovido pelo Estado, que comparticipou a obra, tendo a Associação de proprietários contraído um empréstimo para o efeito, que foi amortizado ao longo de vinte anos.

A Levada de Piscaredo tinha um “olheiro” que vigiava e repartia as águas pelos regantes e um regulamento próprio, constante das posturas camarárias a partir do século XVIII.

Por se tratar de um bem histórico e natural, a autarquia pretende vê-lo preservado e divulgado, potenciando o seu valor turístico.