Procissão do Encontro realizou-se em Mondim de Basto

procissao encontro 2016A Paróquia de S. Cristóvão de Mondim de Basto realizou, no passado domingo, dia 13 de março, a solene Procissão do Encontro.
Esta cerimónia, que foi presidida pelo Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, é um momento marcante da quadra da Quaresma, que retrata o encontro de Jesus Cristo com Nossa Senhora das Dores, quando este seguia para o Calvário.

Por ser uma passagem de grande simbolismo para a comunidade cristã, atraiu a participação de centenas de peregrinos que, com fé e devoção, acompanharam as procissões que saíram da Igreja Matriz, com Nossa Senhora das Dores e da Capela do Senhor, com a imagem do Senhor dos Passos e que se encontraram na Praceta da Via Cova, onde se realizou o Sermão do Encontro. Cada uma das procissões contou ainda com o acompanhamento de bandas musicais, a Banda Filarmónica de Mões e a Banda Musical de Pontido.

As centenas de fiéis seguiram depois, em procissão, para a Igreja Matriz para participarem na Eucaristia das Indulgências.

A autarquia associou-se a esta cerimónia, apoiando logística e financeiramente a sua realização, que começa a ser também um cartaz das tradições religiosas do concelho.

O Presidente da Câmara acompanhou as cerimónias e fez-se acompanhar pelo Presidente da Assembleia Municipal e Vereadores.