Defesa da Floresta contra Incêndios

reuniao defesa florestaA Guarda Nacional Republicana (GNR) e os serviços da autarquia vão realizar nos próximos dias 8 e 9 de março, ações de levantamento de situações de não conformidade, no que diz respeito à limpeza e manutenção das faixas de gestão de combustíveis.
A apresentação e planeamento destes trabalhos teve lugar no passado dia 3 de março, na Câmara Municipal, onde estiveram reunidas as entidades competentes em matéria de fiscalização, presidentes de juntas de freguesia e grandes proprietários florestais (Conselhos Diretivos de Baldios e ICNF).

Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, na abertura dos trabalhos, “aproxima-se o período crítico e a prevenção dos incêndios florestais deve ser praticada de forma atempada e eficiente. Este esforço de sensibilização só se consegue envolvendo as populações”.

De forma a garantir o cumprimento da manutenção das faixas de gestão de combustíveis, as ações de fiscalização vão realiza-se, no dia 8 de março, na União de Freguesias de Campanhó e Paradança, na Freguesia de S. Cristóvão de Mondim de Basto e na Freguesia de Atei. No dia 9 de março, estas ações desenvolver-se-ão na União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas, na Freguesia de Vilar de Ferreiros e na Freguesia do Bilhó. No período da tarde decorrerão as sessões públicas de esclarecimento das populações que terão lugar, no dia 8 de março, às 14 horas, no Auditório da Assembleia Municipal e no dia 9 de março, à mesma hora, na Casa do Povo de Ermelo.

Como complemento às sessões de esclarecimento, a autarquia está também a divulgar as normas e regras em matéria limpeza de matos junto às habitações, quer através da entrega de folhetos na feira bimensal do passado dia 2 de março, quer através da impressão da informação no verso da fatura da água.

Uma correta gestão de combustíveis constitui um elemento essencial para a diminuição do risco de incêndio.